Saiba quando suspeitar de um Mieloma Múltiplo

Um dos grandes desafios em relação ao Mieloma Múltiplo, um tipo de câncer da medula óssea (a nossa fábrica do sangue), é o diagnóstico. Em geral, no Brasil, a maioria dos casos é de detecção tardia. Alguns, infelizmente, morrem antes de saber que tinham a doença, alertam os médicos.
Uma dor nas costas que não passa, lombalgia, lesão lítica (mancha escura no osso que parecem buracos no raio X), uma fratura que ocorre por pequeno movimento, por exemplo, merecem atenção redobrada.
Esse câncer como atinge a medula óssea, que se concentra especialmente na coluna vertebral, crânio, ossos pélvicos, caixa toráxica e em torno dos ombros e quadris, pode se manifestar de variadas maneiras. Pode, inclusive, levar à insuficiência renal e à hipercalcemia.
Tratar, quanto mais cedo, melhor para a qualidade de vida do paciente. E temos avanços importantes em terapêuticas e suporte. Fundamental é incluir, segundo especialistas como a Dra Vânia Hungria, exames como o de sangue (Eletroforese de Proteínas Séricas) que ajudam a identificar o Mieloma e outras doenças.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...