Ondas sonoras serão usadas para salvar pacientes com coágulos sanguíneos

Lembram-se do ExaBlate 4000? A máquina de cirurgia por ultrasom que é capaz de fazer determinadas operações no cérebro sem que seja necessário um corte sequer? Neurocirurgiões americanos estão tentando ensinar um novo truque para a máquina. Um que pode salvar milhões de vidas.
Eles estão tentando usar a tecnologia de feixes de ultrasom que a máquina possui para acabar com coágulos sanguíneos. Os tais coágulos, se não tratados rapidamente, causam enfartos, que são a terceira maior causa de mortes nos Estados Unidos. O tratamento tradicional envolve o uso de drogas e cirurgia invasiva que podem em si só serem fatais para a maioria dos pacientes. A nova técnica é muito menos agressiva e poderia ser usada em pacientes com piores condições de saúde.
Falta descobrir como dissipar o calor residual da operação, para que não danifique o cérebro, e conseguir mirar melhor nos coágulos, que podem ser muito pequenos para a precisão atual da máquina. Espera-se que os testes em humanos comecem já em 2011.
Link: Ultrasound Beams Could Destroy Stroke-Causing Blood Clots in the Brain (PopSci)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...