Prepar um cafezinho perfeito

Parece que não tem mistério, mas é difícil encontrar alguém que faça aquele cafezinho perfeito. Uns exageram no pó, outros na água. De acordo com a consultora Ana Argenta, o segredo começa pela matéria-prima a ser utilizada.
"A escolha do grão deve ser criteriosa, por isso dê preferência para comprar o café em empórios especializados, procure na embalagem a informação 100% arábica, que é uma espécie de café mais complexa, saborosa e aromática, observe se o café possui certificações, como por exemplo, BSCA (Brazil Specialty Coffee Association), Utz Kapeh, ISO, IBD ou Ecocert (orgânicos), SGS, etc, analise a data de validade. Café torrado e moído tem validade de um ano, e em grão, seis meses", explica Ana. Após aberta a embalagem, cuidado: o café deve ser guardado em pote hermeticamente fechado na geladeira ou local fresco.
A água também merece cuidados. "Use sempre água filtrada ou mineral (a água da torneira contém cloro, prejudicando o sabor da bebida), e nunca deixe a água ferver, ela deve ser desligada momento antes da fervura", ensina Ana. Atenção ao material do recipiente.
"Evite usar cobre ou alumínio. Prefira vidro ou inox", alerta Eliana Relvas. Até aqui está fácil?

Então siga o passo a passo preparado pela consultora em cafés Ana Argenta.

- Use filtro de papel ou pano- Moagem do café deve ser média para fina- Utilize de seis a oito colheres (sopa) cheia para um litro de água- Utilize água mineral ou filtrada e não deixe a água ferver- Coloque o pó no filtro e despeje a água até umedecer todo o pó sem apertar- Volte a despejar a água ao centro em fio e lentamente - O processo deve durar de quatro a seis minutos- Escalde a garrafa térmica ou bule e despeje o caféDepois de pronto, o café deve ser consumido imediatamente, e na garrafa térmica - de uso exclusivo para café - deve ficar até, no máximo, 30 minutos.

"O momento do café é sempre muito especial, portanto sirva sempre com acompanhamentos bem saborosos como chocolates, biscoitos ou frutas secas", sugere Eliana. Se você é daquelas que ferve o café que sobra, pode parar com essa prática. "Nunca ferva o café já preparado. Ele pode ser congelado e usado posteriormente em uma bebida gelada, como um frapê ou em receitas", ensina a cafeóloga.
Créditos: receitas deliciosas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...