Antibióticos: entre o bem e o mal _tudo sobre antibioticos_PerioNews2008

Substâncias que destroem ou inibem o metabolismo de microorganismos, os antibióticos representam uma importante força no combate a infecções, sendo receitados por cirurgiões-dentistas em diversos casos. Mas seu uso indiscriminado pode dar origem a bactérias resistentes ao fármaco, e tanto o paciente quanto o profissional de saúde precisam estar atentos aos riscos que o abuso da substância acarreta. O assunto será tema de curso durante o PerioNews2008 – Encontro Internacional de Atualização Clínica em Periodontia e Cariologia, que acontece entre os dias 20 e 22/11, no Anhembi.
Doenças causadas por vírus, como gripes e resfriados, não podem ser tratadas com antibiótico, já que o fármaco atua em nível celular e os vírus não possuem células. A antibioticoterapia só é indicada em casos de complicações bacterianas dessas doenças, como pneumonias, sinusites, otites, meningites, amidalites ou faringites bacterianas, além de outras doenças não relacionadas ao sistema respiratório.
Devido ao alto grau de automedicação em países onde medicamentos são vendidos amplamente sem receitas, a cada dia bactérias adquirem mais resistência a antibióticos, dificultando tratamentos e agravando quadros de infecção. Muitas vezes, antibióticos são receitados com mais freqüência do que o necessário, o que também colabora com o surgimento de bactérias resistentes ao medicamento.
Indestrutíveis
A resistência a antibióticos já foi considerada um dos principais problemas da saúde em termos mundiais. Durante a última década, quase todos os tipos de bactérias têm ficado mais resistentes ao tratamento com antibióticos quando ele é necessário. Essas bactérias resistentes aos antibióticos podem se espalhar rapidamente. Um micróbio resistente a muitos remédios pode tornar o tratamento da infecção impossível.
A programação do evento foi elaborada com o objetivo de proporcionar ampla atualização aos cirurgiões-dentistas , pesquisadores, professores e especialistas – reunidos para tratar dos caminhos da Periodontia e da Cariologia no século 21. Além da antibioticoterapia, estão entre os assuntos pautados o efeito do tratamento periodontal no controle do diabetes, diagnóstico em Periodontia e novas opções de tratamento.
Interessados podem participar dos eventos isoladamente ou em conjunto.
Mais informações: www.perionews.com.br e www.implantnews.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...