Exposição dos 101 anos do Souza Aguiar é destaque no Hospital Business 2008

Fotos, documentos e equipamentos da década de 50 podem ser vistos até quinta-feira, no Rio de Janeiro .
Considerado a maior emergência da América Latina e um dos principais hospitais gerais públicos do país, o Souza Aguiar está comemorando 101 anos de fundação e, para celebrar a data, a direção da unidade preparou uma exposição de fotos, documentos e equipamentos utilizados na assistência de pacientes na década de 50. Parte do rico acervo do hospital pode ser vista até o dia 16 de outubro (quinta-feira), no Centro de Convenções Sul América, durante a 15ª edição do Hospital Business, principal evento do setor médico-hospitalar no estado, das 12h às 20h. A entrada é gratuita.
Estão expostas peças que vão desde instrumental para aferir a acuidade visual até um quadro com corpos estranhos deglutidos ou aspirados (moedas, escudos de times, próteses dentárias etc), retirados de pacientes pelo Serviço de Otorrinolaringologia. Também estarão disponíveis, em forma de painéis, dados atuais da unidade, como número de leitos de internação (clínica e cirúrgica) e terapia intensiva, total de funcionários por categoria funcional, quantidade de internações/mês, número de cirurgias/mês, total de pacientes atendidos/dia etc.
A mostra apresenta ainda imagens dos espaços internos da unidade, bem como os investimentos que foram feitos este ano em incorporação tecnológica e obras de reforma e adequação já concluídas ou em fase de finalização para atender à grande demanda de pacientes, assim como a nova emergência, inaugurada em novembro/2007, quando o hospital completou um século de existência. Os serviços clínicos e cirúrgicos do HMSA também participam do evento, por meio de trabalhos realizados no hospital e apresentados em diversos congressos.
Estão programadas ainda três palestras: “Gestão do Hospital Municipal Souza Aguiar”, “Trauma - Histórico do HMSA” e “Atuação do Enfermeiro na porta de entrada do HMSA”, a serem proferidas, respectivamente, pelo diretor-geral, Josué Kardec; pelo diretor do Departamento de Clínicas Cirúrgicas, José Alfredo Cavalcante Padilha, e pela diretora do Serviço de Enfermagem, Mônica Ouverney.
Perfil do Hospital Business - Em sua 15ª edição consecutiva, sempre no Rio de Janeiro, o Hospital Business é o segundo maior evento do segmento médico-hospitalar no País e alia um congresso científico focado na área de gestão a uma feira de produtos, serviços, equipamentos e tecnologia para estabelecimentos de saúde. Com o tema central ‘Segurança na Assistência à Saúde’, o evento espera atrair 10 mil pessoas durante os três dias.
Paralela à programação científica, a feira de produtos, serviços, equipamentos e tecnologia ocupará dois mil metros quadrados de área, com cerca de 150 expositores de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, que apresentarão as últimas tendências e lançamentos para o setor.
A programação do Hospital Business é direcionada a proprietários e gestores de hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde; gerentes de compras hospitalares; além de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, estudantes e dirigentes de entidades de classe e órgãos públicos ligados à área de Saúde. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 1,5 mil participantes nas palestras, seminários, debates, jornadas e workshops.
O Hospital Business 2008 é realizado pela Associação de Hospitais e Clínicas do Rio de Janeiro (AHCRJ), Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado (FEHERJ) e Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado (SINDHERJ). O evento tem patrocínio da Amil e conta com apoio da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Hemorio, Hospital Souza Aguiar, Abramge - RJ/ES, AHERJ, ABAH e Sindilapac.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...