O brasileiro e a má postura

A constatação é da pesquisa Postura e Controle Postural, da Universidade de São Paulo, que avaliou o perfil de 115 pessoas saudáveis entre 19 e 43 anos. Uns apresentam inclinação do corpo para o lado esquerdo, outros para o direito e são raros os que têm a silhueta ereta, sem estarem tortos.
As pessoas foram analisadas no Laboratório de Biofísica da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Mas ao contrário do que se possa imaginar, o desvio postural não é sinônimo de anormalidade, mas exige atenção ao biotipo nacional. A revelação do padrão brasileiro pode indicar novas preocupações e atenção a pontos que poderiam passar desapercebidos anteriormente.Segundo os fisioterapeutas, os casos mais preocupantes estão numa faixa de cinco a sete graus de curvatura. Os especialistas apontam que o corpo-humano é uma junção de ossos e músculos. Quanto mais curvo, mais gasto de energia, dores e problemas como lesões a longo prazo.
Mas há solução. Os fisioterapeutas informam que programas de atividade física, bem orientados em conjunto com exercícios fisioterápicos, podem contribuir para reduzir a curvatura da coluna e melhorar a postura corporal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...