Congelar óvulos para uma gravidez futura é seguro para os bebês, diz estudo


Estudo realizados pela Universidade de McGill, em Montreal, no Canadá, mostram que é seguro para os bebês congelar óvulos pelo processo de vitrificação para uma gravidez futura.Dirigido por Ri-Cheng Chian e publicado pela revista Reproductive Biomedicine Online, o índice de defeitos de nascença entre as crianças fruto de óvulos vitrificados é de 2,5%, porcentagem comparável ao de nascimentos naturais ou por fecundação in vitro.Segundo o jornal The Times, o resultado encoraja muitas mulheres, que tem a carreira profissional como prioridade, a estudarem a possibilidade de recorrer ao método para adiar sua gravidez. "Não podemos dizer ainda que é 100% seguro, mas estamos começando a reunir provas suficientes de que (o método) não representa perigo, até onde sabemos", explicou o cientista.Ele ainda comenta que a American Society for Reproductive Medicine (ASRM) recomenda o congelamento de óvulos por razões sociais apenas para testes clínicos, já que ainda não há informação suficiente disponível.

Barriga e colesterol alto aumentam risco de impotência

O risco de ter disfunção erétil aumenta em três vezes se o homem apresentar esse conjunto de problemas. E ainda tem uma alerta maior: apenas um desses fatores podem prejudicar o desempenho sexual
Ter barriga saliente ou colesterol alto, sintomas que compõem a síndrome metabólica, já é suficiente para aumentar a probabilidade de um homem apresentar impotência. A informação é do urologista Luiz Otávio Torres, da Sociedade Internacional de Medicina Sexual. A síndrome metabólica envolve aumento da gordura abdominal (barriga) associado a pelo menos dois fatores de risco como aumento do colesterol ruim e triglicérides elevada. “Mesmo tendo apenas um dos fatores da síndrome metabólica, o risco de disfunção erétil já aumenta consideravelmente”, explica Torres.O estilo de vida do homem moderno, incluindo fatores como maior risco de obesidade, diabetes e outras alterações têm aumentado consideravelmente os casos de impotência nos homens brasileiros.“Boa alimentação e manutenção da atividade física são fundamentais para garantir uma boa saúde sexual masculina também”, alerta Torres. “Eles precisam saber que engordar, fumar e fazer uso freqüente de bebidas alcoólicas vai interferir diretamente no seu desempenho sexual. E, neste caso, os fatores correspondentes à síndrome metabólica, já sabemos, podem ser outro gatilho importante que vai interferir na vida sexual do homem”, completa.O alerta foi apresentado durante o IX Congresso Sul-Brasileiro de Urologia, que foi realizado entre 23 a 26 de agosto em Porto Alegre.

Ministro do STF vê aborto de anencéfalo como interrupção terapêutica


Ao participar hoje (26) de audiência pública sobre a interrupção da gravidez de fetos diagnosticados com anencefalia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou que, no embate entre ciência e entidades religiosas, fica "no meio termo". Ele sinalizou, entretanto, que vê esse tipo de aborto como uma "interrupção terapêutica" para o bem-estar da mulher grávida."É um Estado laico, mas precisamos perceber que vivemos em sociedade e [que] os anseios da sociedade não podem ser simplesmente colocados em segundo plano, eles são considerados. A visão do juiz é uma visão global, é a visão do conjunto." Após a exposição de representantes da Igreja Católica, da Igreja Universal do Reino de Deus, da Associação Médico-Espírita e do movimento Católicas pelo Direito de Decidir e de especialistas do segmento técnico-científico, o ministro disse que "não houve novidades", mas que as "diversificadas óticas" contribuem para a reflexão."Tivemos dois enfoques: o religioso e o técnico-científico. Precisamos considerar os dois já que as leis são feitas para os homens, e não os homens para as leis. Prevalecerá, já que o Supremo é o guarda maior, a Constituição federal", destacou.Questionado sobre a ausência dos demais membros do STF, Marco Aurélio garantiu que o material referente às palestras de hoje será encaminhado aos ministros que concederão voto sobre a matéria. Ele alegou "falta de tempo" para muitos, quando se trata de audiências públicas e lembrou que já deixou de assistir a alguns debates anteriores, embora não tenha deixado de se "informar".Mais dois debates sobre o assunto estão previstos para os dias 28 deste mês e 4 de setembro. De acordo com o ministro, após a conclusão das audiências públicas, o STF encaminhará o processo ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, e confeccionar um relatório para a votação sobre a matéria. Ele espera que, até novembro os ministros já estejam julgando o caso.Ao comentar a participação, na audiência de hoje, da mãe de Marcela de Jesus Galante Ferreira, bebê diagnosticado com anencefalia que sobreviveu um ano e oito meses, Mello disse que esse caso raro poderá exercer "influência relativa" no posicionamento dos ministros do STF.

Desmaio

As causas de desmaio são muitas, mas normalmente ele é devido a menor circulação de sangue no cérebro. Alguns sintomas podem anteceder a queda e são freqüentes quando se está em jejum. Eles podem ser: palidez, suores frios, náuseas e vista escura.
As providências que devem ser tomadas são as seguintes: desapertar a roupa da pessoa e manter sua cabeça num nível mais baixo que os pés. Friccione as mãos e, depois de acordada, pode-se dar café a ela.
Após a recuperação, a vítima deve ficar deitada, aquecida, com o pescoço aliviado e boca desobstruída. Um médico deve ser comunicado em seguida.

Saiba quando suspeitar de um Mieloma Múltiplo

Um dos grandes desafios em relação ao Mieloma Múltiplo, um tipo de câncer da medula óssea (a nossa fábrica do sangue), é o diagnóstico. Em geral, no Brasil, a maioria dos casos é de detecção tardia. Alguns, infelizmente, morrem antes de saber que tinham a doença, alertam os médicos.
Uma dor nas costas que não passa, lombalgia, lesão lítica (mancha escura no osso que parecem buracos no raio X), uma fratura que ocorre por pequeno movimento, por exemplo, merecem atenção redobrada.
Esse câncer como atinge a medula óssea, que se concentra especialmente na coluna vertebral, crânio, ossos pélvicos, caixa toráxica e em torno dos ombros e quadris, pode se manifestar de variadas maneiras. Pode, inclusive, levar à insuficiência renal e à hipercalcemia.
Tratar, quanto mais cedo, melhor para a qualidade de vida do paciente. E temos avanços importantes em terapêuticas e suporte. Fundamental é incluir, segundo especialistas como a Dra Vânia Hungria, exames como o de sangue (Eletroforese de Proteínas Séricas) que ajudam a identificar o Mieloma e outras doenças.

Corrida Infanto-Juvenil Turminha Perdigão Corpore


Já estão abertas as inscrições para a 21ª prova infanto-juvenil com organização Corpore, a Corrida Infanto-Juvenil Turminha Perdigão Corpore. Confira as informações desse grande evento, faça as inscrições e garanta a festa da criançada!!Data20 de setembroLocalPista de Atletismo Ícaro de Castro Melo - Complexo Constâncio Vaz Guimarães –



PromoçãoLeve no dia da corrida 1 embalagem vazia de qualquer produto PERDIGÃO TURMA DA MÔNICA e retire 1 brinde especial. Conheça os produtos Turma da Mônica Perdigão acessando o site: http://www.turminhaperdigao.com.br/. Obs: Válida exclusivamente para crianças inscritas na prova e para embalagens de produtos Turma da Mônica Perdigão. Será entregue 1 brinde por embalagem e por inscrição. Sujeito a disponibilidade de estoque.
Camisetas e medalhas para todos os participantes.INSCRIÇÕES LIMITADAS!!Não perca tempo e faça agora a inscrição dos atletas mirins. Clique aqui para inscrições e mais informações.

História da Medicina - Reabilitação, o início

Tudo começou na Primeira Guerra Mundial. Conheça mais sobre a história
O conceito "reabilitação" surgiu como preocupação social pelos mutilados, no período da I Guerra Mundial. Organizações voluntárias realizavam programas em escolas práticas, hospitais e institutos, tudo em nível bastante modesto, para ajudar as vítimas da guerra. Durante a II Guerra, alguns governos começaram a desenvolver os programas oficiais, liderados por Howard Rusk, chefe do Programa de Reabilitação de Convalescentes das Forças Aéreas da América do Norte.
O objetivo fundamental das organizações foi, durante bastante tempo, o tratamento de deficientes físicos, conseqüentes de amputações, traumatismos, lesões de coluna ou de membros. Nas últimas décadas, porém, as técnicas de reabilitação começaram a ser aplicadas também em casos como de laringotomia, colostomia, ileostomia e resecção de mama.
Hoje, praticamente todas as faculdades de medicina e hospitais maiores têm um departamento dedicado à reabilitação. Os grupos de apoio também cresceram bastante e constituem um suporte indispensável para a reintegração dos pacientes à vida normal.

História da Medicina - Heranças de outros tempos...

Muitas técnicas ainda hoje utilizadas são heranças de outros tempos. Algumas são registros da Medicina Primitiva. Através do método de tentativas e erros, plantas e substâncias foram descobertas como tratamento para afecções concretas. Os primitivos também observaram que algumas das mais temidas enfermidades não atingem duas vezes a mesma pessoa. Foi verificado que o calor pode deter a hemorragia e, que a perda moderada de sangue melhora determinados transtornos patológicos. Grande parte das práticas difundidas não tinha uma base racional, portanto o efeito benéfico era creditado às forças superiores do curandeiro. Não se sabe ao certo em que período remoto da História o homem apareceu como único especialista na arte de curar, mas pode-se afirmar que, quando o gênero humano atingiu um nível "civilizado", ele já estava presente.

História da Medicina - Juramento de Hipócrates

"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:
Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte;
Fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens;
Ter seus filhos por meus próprios irmãos;
Ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito;
Fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.
A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte. Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado, deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com homens livres ou escravizados. Aquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça".

Escola Promotora da Saúde - Saúde na Escola

Será realizado nos dias 2 e 3 de setembro das 8:30 às 18:00, no Centro Fecomércio de eventos, em São Paulo o 2º Saúde na Escola - Saúde Brasil. O evento gratuito e com duração de dois dias é voltado a multiplicar informações em saúde, meio ambiente e cidadania para professores, educadores e profissionais que trabalham no universo da educação das redes pública e privada de ensino.
O 2° Saúde na Escola - Saúde Brasil irá municiar a escola com instrumentos adequados, didáticos e em linguagem acessível para a multiplicação de informações e orientações para a promoção da saúde e da qualidade de vida de seus alunos / comunidade.
Nesta edição a saúde do professor também estará em pauta sendo transmitidas orientações sobre como cuidar de sua saúde e também serão realizados alguns exames gratuitos para os professores participantes. O evento conta com apoio de órgãos de educação e saúde com destaque para a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Paulista de Pediatria.


2° Saúde na Escola - Saúde Brasil
2 e 3 de Setembro de 2008
das 8:30 às 18:00Centro
Fecomércio de Eventos - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 Bela Vista - São Paulo - SP

ÚLTIMO PRAZO para inscrições no 5º Prêmio AIDS Saúde Brasil

ATENÇÃO: as inscrições para concorrer ao 5º Prêmio Aids Responsabilidade Social Saúde Brasil podem ser feitas até o dia 2 de setembro.
O prazo está chegando ao final. Ainda é tempo de contar sua experiência. São três categorias: Ongs e Associações de Pacientes; além de Órgãos Públicos de Saúde e Médicos.
É uma ótima oportunidade para valorizar as ações e também trocar experiências entre as boas iniciativas. O Prêmio Aids Saúde Brasil tem o patrocínio do Laboratório Abbott, e conta com o apoio do Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, e também com os Programas Estadual e Municipal de DST/Aids de São Paulo.
O regulamento completo, inscrições e mais detalhes sobre a premiação podem ser consultados clicando no site da saudebrasilnet

Média de idade de ginastas aumenta nos Jogos Olímpicos de Pequim

Federação Internacional de Ginástica (FIG) divulgou hoje dados indicadores de que a idade média dos ginastas presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim subiu ligeiramente em relação à última edição do evento, realizada em Atenas, em 2004.
Em 2004, segundo a FIG a média de idade entre as mulheres era de 17,46 anos. Já em Pequim, este número é um pouco maior: 18,6.
Entre os homens também há um aumento pequeno da média de idade.
Em Atenas, era de 24,34. Nos Jogos Olímpicos deste ano, ela chega a 24,9.
O presidente da FIG, o italiano Bruno Grandi, antecipou no início do torneio olímpico da modalidade que as idades haviam subido, mas que não considerava isto suficiente.
Para competir em Pequim, todos os ginastas devem ter completado 16 anos antes do dia 31 de dezembro de 2008.

Viajantes internacionais devem se vacinar nos postos de saúde

Os postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em portos, aeroportos e fronteiras, que executavam este tipo de serviço, passarão a funcionar como Centros de Orientação de Viajantes.
“Com essa ação, a Agência consolida uma nova etapa da implementação nacional dos Centros de Orientação aos Viajantes”, explica a gerente de Orientação e Controle Sanitário de Viajantes da Anvisa, Karla Baeta. Nesses Centros, os viajantes podem obter informações sobre os riscos sanitários do país de destino, além das exigências internacionais que devem observar para a viagem, como é o caso do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).
Para finalizar as atividades de vacinação nos postos de vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, a Agência realizou uma série de reuniões técnicas com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. No âmbito local, as Coordenações reuniram-se com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para identificar e estabelecer os serviços de vacinação para atendimento de viajantes.
“A ampla cobertura dos serviços de vacinação do Sistema Único de Saúde instalados nos municípios e a necessidade de período de antecedência da data da viagem para a vacina conferir proteção garantiram um acordo entre os entes envolvidos para que os Estados e Municípios absorvam esta demanda”, explica Baeta. A Lei 8080/90 estabelece que as ações de vigilância epidemiológica, incluindo a imunização, devem ser executadas essencialmente pelo Município, podendo ser complementadas pelo Estado e União.
A Anvisa já está trabalhando na elaboração de Termos de Cooperação Técnica para que o serviço de vacinação seja realizado pelos Municípios também nas áreas de portos, aeroportos e fronteiras, caso a demanda e a localização estratégica em termos de oportunidade justifiquem. “Nesses casos, a Anvisa fornecerá o espaço físico, equipamento e material, já existentes das salas de vacinação desativadas, e os Estados e Municípios entrarão com os recursos humanos, imunobiológicos e insumos necessários à atividade”, complementa Baeta.
Vacinação obrigatória
É importante que o calendário vacinal esteja em dia. Porém, atualmente, a única vacina que é exigida para viagens internacionais é a vacina contra a febre amarela. Para isso, é necessário que o viajante vacine-se dez dias antes da data da viagem e observe se o seu cartão de vacina está completamente preenchido e sem rasuras.
Para agilizar seu atendimento nos Centros, o viajante poderá realizar seu pré-cadastro no Sispafra e informar-se sobre os cuidados de saúde para tornar a sua viagem mais segura. Para que Agência emita o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é necessário:
- documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento para menores de idade. - cartão de vacina com nome, fabricante e lote completo da vacina, data da vacinação, assinatura e nome do vacinador e identificação da unidade de vacinação.
- presença do interessado para assinatura do CIVP no local.

Orientação ao Viajante - Anvisa

A Área de Orientação e Controle Sanitário de Viajantes tem como uma de suas responsabilidades estabelecer medidas para diminuir os riscos de um viajante vir a adquirir qualquer doença ou agravo de importância em saúde pública durante a viagem. Por sua vez, as empresas de transportes de passageiros devem cumprir a legislação, orientar e exigir que os viajantes apresentem os documentos necessários, além de adotar as medidas preconizadas pela autoridade sanitária frente a eventos de interesse à saúde pública. Da mesma forma, os viajantes devem prestar informações necessárias e apoiar as medidas estabelecidas. Ou seja, todos devem unir esforços para proteger a saúde da população. A principal medida utilizada para tanto é a informação direcionada para cuidados com a saúde, que visam à prevenção ou diminuição do risco de exposição a uma doença ou agravo.
Confira medidas importantes a serem adotadas antes, durante e depois da viagem:

Antes de Viajar
Durante a Viagem
Depois da Viagem
Informações sobre doenças e agravos de interesse de saúde pública internacional

Países que exigem Certificado de Vacinação para Febre Amarela

Informações Importantes sobre Febre Amarela

Países que exigem Certificado de Vacinação para Febre Amarela

Afeganistão
Guiné
Quênia
Albânia
Guiné Bissau
Republica Centro Africana
África do Sul
Guiné Equatorial
Ruanda
Angola
Haiti
Samoa
Anguilla
Honduras
Samoa Americana
Antigua e Barbados
Iêmen
Santa Helena
Antilhas Holandesas
Indonésia
Santa Lúcia
Arábia Saudita
Índia
São Cristóvão e Névis
Argélia
Ilha Pitcairn
São Tome e Príncipe
Austrália
Ilha Reunião
São Vicente e Granadinas
Bahamas
Ilhas Salomão
Serra Leoa
Bangladesh
Ilhas Seychelles
Senegal
Barbados
Iraque
Singapura
Belize
Jamaica
Síria
Benin
Jordânia
Ski Lanka
Bolívia
Kiribati
Somália
Brasil
Laos
Suazilândia
Brunei
Lesoto
Sudão
Burkina Faso
Líbano
Suriname
Burundi
Libéria
Tailândia
Butão
Líbia
Tanzânia
Cabo Verde
Madagascar
Togo
Camboja
Malásia
Tonga
Camarões
Malaui
Trinidad e Tobago
Cazaquistão
Maldivas
Tunísia
Chade
Mali
Uganda
China
Malta
Vietnã
Colômbia
Maurício
Zâmbia
Congo
Mauritânia
Zaire
Costa do Marfim
Moçambique
Zimbabue
Djibuti
Myanma

Dominica
Namíbia

Egito
Nauru

El Salvador
Nepal

Equador
Nicarágua

Eritréia
Níger

Etiópia
Nigéria

Fiji
Niue

Filipinas
Nova Caledônia

Gabão
Omã

Gâmbia
Palau
.
Gana
Panamá
.
Granada
Papua Nova Guiné

Grécia
Paquistão

Guadalupe
Paraguai

Guatemala
Peru

Guiana
Polinésia Francesa

Guiana Francesa
Portugal

Fonte: http://www.who.int/ith/

Restrições para viajantes com Aids são mantidas por 66 países

MÉXICO (AFP) - Sessenta e seis países manterão restrições para a entrada, tanto para turismo quanto para residência, de portadores do vírus HIV, denunciaram organizações civis durante a XVII Conferência Internacional sobre a Aids no México.

"Do ponto de vista médico e ético é inaceitável que as pessoas tenham que revelar seu status de HIV positivo na solicitação para entrar num país", apontou Mary Angeles, representante do governo do Brasil na cúpula.
A recente eliminação de restrições para que pessoas com Aids viajem para os Estados Unidos, por outro lado "é algo que precisa ser comemorado", afirmou Robert Banks, que luta pelos direitos dos viajantes portadores do vírus, - embora a regulamentação que transformará a nova lei em realidade ainda não tenha sido emitida.
Ao participar do painel "Negando a entrada, permanência e residência de vida aos portadores do HIV", Banks declarou-se esperançoso de que outras grandes nações, como a Rússia, adotem medidas semelhantes. "Depois do que conserguimos nos Estados Unidos, isso poderia incetivar também países menores", disse Banks.
De acordo com um grupo de ativistas de diferentes partes do mundo, 66 países têm algum tipo de impedimento para que os portadores de HIV entrem em seus territórios, seja para viajar ou para morar.
Poucos dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, a China anunciou que levantará essas restrições em 2009, segundo a imprensa oficial do país, que cita um funcionário do ministério da Saúde.
Em 2008, nove países ainda impõem barreiras para a entrada de portadores da doença, cinco negam vistos, inclusive de curto prazo, e 30 deportam pessoas com Aids se a doença for descoberta, entre os quais Estados Unidos, Rússia e China.

Pesquisa revela melhora na qualidade de vida de mulheres e crianças em dez anos

A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) divulgada do dia (03/07/2008) pelo Ministério da Saúde mostra que, em dez anos, as políticas sociais implementadas no país resultaram em significativa melhoria de vida de mulheres e crianças, que passaram a ter maior acesso aos serviços de saúde, assistência médico-hospitalar, medicamentos e métodos contraceptivos. A redução em mais de 50% da desnutrição das crianças menores de cinco anos, de 1996 a 2006, somada a medidas educativas de hidratação oral e higiene, contribuiu para uma queda de 44% na mortalidade infantil. Houve avanço também no meio rural, onde 97% das mulheres tiveram acesso a pelo menos uma consulta pré-natal durante a gravidez em 2006, contra um percentual de 68% em 1996. No período, as políticas de planejamento familiar contribuíram para reduzir de 2,5 filhos por mulher em 1996 para 1,8, em 2006. A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS), foi realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), sob orientação do IBOPE e envolveu 15 mil mulheres em idade fértil (15 a 49 anos) e 5 mil crianças com até 5 anos.
Fonte: Ministério da Saúde.

Símbolo da Fisioterapia

Fisioterapia ajuda a minimizar efeitos da bronquite asmática

A asma é uma doença crônica e inflamatória das vias aéreas e respiratórias. Normalmente, a pessoa já nasce com a doença, que pode se manifestar em qualquer época da vida, com maior freqüência na infância. Um estudo internacional aponta que o Brasil é o oitavo país no mundo em número de casos e que 20% das crianças brasileiras têm asma. Para minimizar os efeitos da doença em crianças, exercícios de fisioterapia na água e no solo podem ter resultados significativos.
Tosse seca, chiado no peito, dor no tórax e falta de ar são alguns dos sintomas da asma, que pode levar à morte se não for precocemente diagnosticada e devidamente tratada. Segundo a fisioterapeuta Josiane Felcar, a doença caracteriza-se por inflamação, diminuição da espessura dos brônquios e secreção. “Os pacientes com asma têm muita dificuldade de soltar o ar. Os asmáticos têm excesso de gás carbônico nos pulmões. A sensação que se tem é de falta de ar, mas há um monte de ar que não serve para nada”, explica.
Com técnicas desobstrutivas, a fisioterapia melhora a secreção e favorece as trocas gasosas, auxiliando no combate aos sintomas. “A gente faz manobras de vibração no tórax do paciente. São batidas nas costas, mas não são indicadas para todas as crianças asmáticas”, ressalta.

Outra técnica consiste em colocar o ar para fora dos pulmões, forçando uma expiração. Ela faz aumentar o volume de ar corrente, possibilita maior ventilação pulmonar e oxigena melhor o sangue.
Exercícios de condicionamento físico melhoram a respiração e evitam crises durante outras atividades físicas. “O condicionamento físico é usado para que a criança faça mais exercícios sem entrar em crise”, afirma Josiane. Pular corda e jogar amarelinha fazem parte desse trabalho.
Além das brincadeiras, natação, hidroginástica, futebol e bicicleta também são recomendados para melhorar o condicionamento. “Os exercícios devem ser feitos sempre com supervisão profissional para ver se a criança agüenta”, ressalta.
O médico pneumologista Denison Noronha Freire recomenda, além de fisioterapia, controle emocional e nutricional e, em alguns casos, o uso de medicamentos sob orientação médica. “O objetivo da fisioterapia é desobstruir o brônquio e reeducar a respiração”, explica. Inaladores também auxiliam no convívio com a asma.
Trabalhar o diafragma é outro meio de reeducar a respiração das crianças, segundo Josiane. “A gente tem que ensiná-la a usar o músculo do diafragma, que é o principal da respiração.”
Exercícios reduziram crises
“O meu pulmão começa a roncar e eu sinto falta de ar”, conta a estudante Nathália Maria da Costa, 10 anos, que tem asma desde que nasceu e recorre à fisioterapia para minimizar os efeitos da doença. “A gente faz hidroginástica, com bastão e bicicleta, além de exercícios de respiração e alongamento na piscina”, explica ela. “Agora, a asma ataca menos. Antes eu não sabia respirar direito”, diz.
O diagnóstico foi feito aos 3 anos de idade. Nathália fez cirurgia de adenóide e amídalas para ajudar a minimizar os efeitos da doença. A mãe, Lucrécia, conta que a partir dos 5 anos, Nathália iniciou a hidroginástica e a fisioterapia. “São exercícios que facilitam a vida do asmático, aumentam a vitalidade pulmonar, abrem os brônquios e ensinam a usar o diafragma”, afirma a mãe.
As crises de Nathália vêm sempre em épocas de frio e tempo seco, agravadas pela alergia a alguns tipos de plantas e poeira. “Algumas plantas e a poeira travam os brônquios dela”, diz Lucrécia. Por outro lado, os exercícios de fisioterapia fizeram as crises diminuírem. “Depois que ela começou a fazer a fisioterapia, melhorou 90%.”
Agravantes da asma devem ser evitados
Poeiras, fumaças, certos odores, frio, tempo seco, ácaros e pêlos de animais são alguns agravantes para a asma, ressalta o médico pneumologista Denison Noronha Freire. “Todos esses itens contribuem para estreitar os brônquios”, afirma. Segundo ele, medicamentos bronco-dilatadores ajudam a relaxar o músculo dos brônquios e minimizar os efeitos da doença.
Conforme o médico, aspectos emocionais também podem se tornar agravantes da doença. “Fatores emocionais são desencadeantes e até agravantes da asma”, afirma. Mas com a crise não se brinca. Para revertê-la, é preciso utilizar a medicação recomendada pelo especialista regularmente. “Se a pessoa não tomar o remédio durante a crise, pode ocorrer insuficiência respiratória, o que leva à UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e pode causar a morte”, alerta.
Freire explica que, na asma, o brônquio é comprimido pelo músculo que o envolve e se a medicação não for usada de forma correta, a pessoa terá falta de ar. “Se a pessoa fizer o tratamento correto e usar o remédio, a falta de ar passa. Se não fizer, o brônquio poderá ficar permanentemente apertado”, diz. A asma, como doença crônica, é como diabetes e pressão alta. “Tem que tomar o remédio para evitar”, afirma.
5% dos casos de emergência são de asma
Segundo o pneumologista Denison Noronha Freire, sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 5% dos atendimentos de emergência nos pronto-socorros do mundo são em decorrência da asma. No Brasil, de acordo com o médico, são 350 mil atendimentos a pacientes com asma ao ano. “A doença pode ser reversível com o tratamento do broncodilatador”, diz.
Para diagnosticar a asma em crianças a partir de 5 anos, explica o pneumologista, é utilizado um aparelho chamado espirômetro, que mede o volume de ar expirado ou inspirado pelo pulmão, e necessita de coordenação para o exame. “O paciente sopra no aparelho e ele dá os valores de volume e fluxo de ar nos pulmões”, explica o médico.

Brócolis pode reverter danos da diabetes ao coração, diz estudo

Composto do vegetal reduz danos causados por excesso de açúcar a vasos e células.Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que o brócolis pode reverter danos causados pela diabetes aos vasos sangüíneos do coração.A equipe, da Universidade de Warwick, acredita que um composto fabricado pelo vegetal, o sulforafano, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos, e de moléculas que reduzem danos causados às células pelo excesso de açúcar.Segundo os especialistas, os diabéticos têm até cinco vezes mais chances de desenvolver doenças vasculares, como ataques cardíacos e infartos, ambos ligados ao mau funcionamento dos vasos sangüíneos.O estudo, divulgado na publicação científica Diabetes, testou os efeitos do sulforafano em células dos vasos sangüíneos danificadas por altos níveis de glicose (hiperglicemia), associados à diabetes.Eles verificaram que o composto encontrado no brócolis reduziu em até 73% o nível de moléculas chamadas Espécies Reativas do Oxigênio (ROS, na sigla em inglês), produzidas em excesso quando o organismo concentra altos níveis de açúcar.Segundos os especialistas, essas moléculas danificam as células humanas.Eles também descobriram que o sulforafano ativou uma proteína chamada nrf2, que protege células e tecidos ao produzir enzimas antioxidantes e desintoxicantes.O coordenador da pesquisa, Paul Thornalley, disse que o estudo sugere que substâncias como o sulforafano podem ajudar a conter o aparecimento de doenças vasculares em pacientes com diabetes."No futuro, será importante testar se uma alimentação rica em brócolis e outros vegetais brassica (como couve-flor e repolho) pode se traduzir em benefícios para os que sofrem da doença. Esperamos que sim", disse o pesquisador.
Fonte: BBC

Faculdade em SP realiza palestra para público sobre câncer de próstata

As Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo, realizarão no dia 12, às 20 horas, palestra com o médico urologista Lísias Nogueira Castilho, sobre câncer de próstata, abordando tratamento e prevenção da doença. Para participar é preciso confirmar presença pelo telefone 0800 16 55 21, as vagas são limitadas e o evento é gratuito.O câncer de próstata é o tumor mais comum entre os homens acima de 50 anos. Apesar da grande incidência, ele tem grandes chances de cura - em torno de 70% a 90% - se for detectado nos estágios iniciais. Embora a doença se desenvolva lentamente e de modo silencioso, os possíveis sintomas são a dificuldade de urinar, aumento da freqüência da ida ao banheiro e urinar com dor. O diagnóstico é feito pelo exame clínico e dosagem do antígeno prostático específico.Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a doença deve chegar a 49.530 novos casos no Brasil este ano, mas alguns especialistas alertam que, devido à falta de estrutura dos bancos de dados brasileiros - os responsáveis pelos registros das ocorrências da doença -, a freqüência de novos casos no País pode ser muito maior.

Governo comemora 15 anos do programa Saúde da Família

São Paulo - O Ministério da Saúde promove a 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, em comemoração aos 15 anos do programa, durante evento que deve contar com participação de 6 mil pessoas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. De hoje até sexta-feira, serão exibidos 3.665 trabalhos acadêmicos de equipes do programa, segundo informações do ministério. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participa da abertura do evento, à noite. Além dele, estarão presentes representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Unesco e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, fará uma conferência sobre a saúde do brasileiro.Na programação do seminário também serão abordados os temas Assistência na Atenção Básica, Avaliação e Monitoramento, Controle Social e Cidadania, Gestão da Saúde, Integralidade da Atenção, Intersetorialidade na Atenção à Saúde, Processos de Educação e Formação em Saúde, Promoção da Saúde, Tecnologias de Cuidado em Saúde e Vigilância em Saúde.Para o seminário internacional estão previstas cinco mesas redondas, com convidados da Inglaterra, Canadá, Bélgica, Colômbia, Chile e México. Uma Mostra Nacional de Cinema e Saúde exibirá cinco filmes de produção brasileira, seguidos de debates.

Andropausa

O QUE É

É conhecida como menopausa masculina. Ocorre na faixa etária dos 50 anos, devido à diminuição do tamanho dos testículos e conseqüente queda da produção de testosterona (hormônio sexual masculino).

POSSÍVEIS CONSEQÜÊNCIAS

Impotência sexual
Ejaculação precoce
Perda de memória
Câncer na próstata
Nervosismo
Insônia
Queda da libido (apetite sexual)
Perda de cabelo
Diminuição da massa muscular
Alterações no humor
Doenças cardiovasculares
Osteoporose

EXAMES

Para verificar a chegada da andropausa, podem ser feitos testes de sangue, que medem o índice de testosterona, espermograma, que quantifica a produção de espermatozóides, além de exame urológico (mais conhecido como toque), densitometria óssea, para verificar osteoporose, e ecografia da próstata e abdome.

O PROBLEMA DA ANDROPAUSA

Com a idade, a produção de espermatozóides diminui porque o processo de transformação do colesterol em testosterona não se realiza com eficácia. TRATAMENTO

1 - Reposição hormonal

Deve ser feita com acompanhamento médico. Existem diversas formas de se repor o hormônio testosterona:
Comprimidos por via oral
Adesivos para a pele
Injeção intramuscular

Benefícios Retardo da osteoporose

Melhora no desempenho sexual
Melhora dos distúrbios neurológicos
Melhora da qualidade de vida

2 - Medicamentos para impotência sexual

Conforme o caso, o médico pode indicar o uso de algum remédio para reverter o quadro de impotência sexual, como o sildenafil, fentolamina, o dhea (hormônio da supra-renal) e o alprostadil (injetável no pênis ou supositório na uretra.

3 - Alimentação

A dieta deve restringir colesterol e açúcar. O homem nesta faixa etária deve comer alimentos com maior teor de sais e vitaminas como legumes, verduras e frutas.

O brasileiro e a má postura

A constatação é da pesquisa Postura e Controle Postural, da Universidade de São Paulo, que avaliou o perfil de 115 pessoas saudáveis entre 19 e 43 anos. Uns apresentam inclinação do corpo para o lado esquerdo, outros para o direito e são raros os que têm a silhueta ereta, sem estarem tortos.
As pessoas foram analisadas no Laboratório de Biofísica da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Mas ao contrário do que se possa imaginar, o desvio postural não é sinônimo de anormalidade, mas exige atenção ao biotipo nacional. A revelação do padrão brasileiro pode indicar novas preocupações e atenção a pontos que poderiam passar desapercebidos anteriormente.Segundo os fisioterapeutas, os casos mais preocupantes estão numa faixa de cinco a sete graus de curvatura. Os especialistas apontam que o corpo-humano é uma junção de ossos e músculos. Quanto mais curvo, mais gasto de energia, dores e problemas como lesões a longo prazo.
Mas há solução. Os fisioterapeutas informam que programas de atividade física, bem orientados em conjunto com exercícios fisioterápicos, podem contribuir para reduzir a curvatura da coluna e melhorar a postura corporal.

Hipoglicemia após atividades físicas

Caso seu nível de glicemia estiver acima de 250 mg/dl, não faça atividade. Será necessário fazer uma insulinização, para equilibrar o metabolismo da glicose, para reduzir risco á sua saúde. Mesmo com alto nível de glicose na corrente sanguínea, o organismo entende que existe uma carência de energia, pois o nível de insulina está insuficiente para transportar a energia ás células, e por isso, produz mais glicose. Se tiver com cetonas ( grupo de três compostos químicos: a acetona, o ácido acetoacético e o ácido 3-hidroxibutírico - conhecidos como corpos cetônicos) nesse momento, o organismo faz uma resistência á insulina, com isso, o quadro pode vir a piorar.Caso o nível estiver abaixo de 100 mg/dl deve-se ingerir algum carboidrato antes da atividade física. A Sociedade Brasileira de Diabetes aconselha a ingestão de 15 gramas de carboidrato antes do início da atividade.
Recomendações
• Para iniciar suas atividades, a recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes é que o nível de glicemia fique abaixo de 200 mg/dl.• Ande sempre com formas básicas de carboidratos: açúcar ou mel.• Monitore seu nível de glicemia pelo menos quatro vezes para não ocorrer a hipoglicemia. De acordo com o tipo de atividade e freqüência deve-se estar sempre em contato com o médico para ver se haveria a necessidade de fazer alteração no seu tratamento. • Exercícios aeróbicos abaixam o nível de glicemia, cuidado para a hipoglicemia tardia.
Com assessoria de Esteher Pinto, Fisiologista do Exercício, e membro da SBD, ADA, DESA – Brasil (Diabetes Exercise and Sports Association) e Clínica Joslin.

Qualidade de Vida com Diabetes



Qualidade de vida é estar saudável e ter uma vida prazerosa. A boa forma física ativa o metabolismo e ajuda-o a perder peso, garantindo mais saúde e disposição. Crie maneiras de se auto-incentivar: pequenos passos levam a grandes resultados. O importante é começar agora, e não esperar até segunda-feira!
Os quatros principais aspectos para manter qualidade de vida com diabetes são os seguintes:
1. Alimentação adequada
2. Praticar exercícios físicos
3. Medicação (insulina ou comprimidos), se necessário.
4. Monitoração do nível de açúcar no sangue pelo menos 4 vezes, todos os dias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...